segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Playlist 1. 06/08/2019. Apresentação: Psicologia, Trabalho e Gestão de Pessoas



Bem-vindos e bem-vindas a nossa caminhada em 2019.2!

Olá pessoal. Este espaço é dedicado ao componente Psicologia e Gestão de Pessoas do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Foi criado para que nossas discussões tenham visibilidade e continuidade, além de facilitar nossas comunicações coletivas. Aqui vocês encontrarão indicações de leituras científicas, mídias em geral, vídeos, links de filmes, entrevistas que possam dar uma noção do que constitui o universo da Gestão de Pessoas no olhar da Psicologia. Nossas discussões estão apresentadas neste blog e no plano de ensino.

Alguns temas constituem o quotidiano das organizações. Processos de Gestão de Pessoas precisam ser desenvolvidos para dar conta destas variadas experiências que fazem parte do universo de trabalhadoras e trabalhadores. Falaremos também sobre Comportamento Organizacional, um importante campo em POT e sobre o qual são pensadas as estratégias de GP. Vejamos algumas das temáticas que serão discutidas na disciplina. 

>> Agenda 2030. 1Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Veja também a Agenda através do Instituto Camões. No Brasil veja Plataforma Agenda 2030. Em Pernambuco foi criado, ainda na gestão de Eduardo Campos, o Pernambuco 2035. Mas recentemente, o Governador Paulo Câmara iniciou debate com a população no projeto Todos por Pernambuco

>> Mulheres & Trabalho. "Mulheres ganham menos que os homens em todas as profissões na Europa. As mulheres têm salários inferiores aos dos homens em todas as profissões, em todos os países da Europa, desigualdade que se prolonga pela vida fora, com saídas precoces do mercado de trabalho, pensões baixas e maior risco de pobreza (...)". Veja também: "Participação feminina na gestão de empresas em Portugal". 

>> Gestão & Diversidade. Jovens LGBTQ+ no mercado de trabalho. Veja também: Carta Portuguesa para a Diversidade. "A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade".


>> Mobbing no Ambiente de Trabalho. "(...) mobbing é uma espécie de bullying, que acontece no  local de trabalho, de acordo com estudo publicado no Psychotherapy and Psychosomatics, lançado em 2009".

>> Racismo nas Organizações. Vejamos a reportagem "'Não vou falar com preto': executivo negro relata racismo no mundo corporativo brasileiro", BBC News Brasil, agosto de 2017.

>> Saúde & processos organizacionais. "Entregador do Rappi passa mal, é ignorado por empresa, Uber e Samu e morre em SP", Folha de São Paulo, Julho de 2019. 

>> Talentos Inovadores. Center for Talent Innovation"The mission of the Center for Talent Innovation is to drive ground-breaking research that leverages talent across the divides of gender, generation, geography, and culture; and to create a community united by an understanding that full utilization of the global talent pool is at the heart of competitive success".

Atenção: 

É importante que acesse os conteúdos antes da aula e não dependa exclusivamente da rede da universidade. Alguns arquivos são mais pesados, como os vídeos, por exemplo.

Playlist 2. 08/08. O que é Gestão de Pessoas? Como se inscreve no cenário da psicologia organizacional e do trabalho?


Aqui falaremos sobre como a Gestão de Pessoais foi modificando ao longo do tempo. Pensaremos também na diferença entre Gestão de Pessoas, Recursos Humanos, Departamento de Pessoal.

Slides
  • Conhecendo Recursos Humanos. Slides 1.

Videos Recomendados.
  • CRPSP. História da Psicologia Organizacional e do Trabalho em São Paulo. Este é um excelente vídeo que no apresenta a emergência da POT no Brasil e traça elementos importantes para pensarmos como o trabalho da Psicologia foi cada vez mais necessário nesta área. 
  • O cinema também nos permite excelente reflexão sobre a emergência do trabalho organizado, industrial, que cada vez mais exigiu profissionais para controlar e ordenar o trabalho e o comportamento dos trabalhadores e trabalhadores. Sugestão: Tempos Modernos, de Charles Chaplin. 



Playlist 3. 13/08. A Pesquisa Brasileira em Psicologia Organizacional e do Trabalho

Neste encontro trataremos do cenário identificado por Borges-Andrade e Pagotto, da Universidade de Brasília, sobre a pesquisa em POT no Brasil. Esta reflexão é interessante por permitir perceber temas que alguns pesquisadores identificam como tendo maior produção científica. Isto, por outro lado, pode nos dizer de um interesse dos profissionais de RH, administradores, empresários, dentre outros que retroalimentam um universo da Psicologia, das Organizações e do Trabalho.

Leitura sugerida
  • Zanelli, J.C. & Borges-Andrade, J.E. Psicologia e Produção de conhecimento em Organizações e Trabalho (capítulo 16). Em: J.C. Zanelli e cols (Orgs). Psicologia, Organizações e Trabalho no BrasilPorto Alegre: Artmed.
Leitura Complementar
Video

Matérias sugeridas

Links importantes
  1. GT13 - Cultura Organizacional e saúde no trabalho
  2. GT15 – Desenho do trabalho e sua relação com processos e resultados organizacionais
  3. GT30 – Modos de vida e trabalho: ciência, cotidiano e democracia
  4. GT47 – Psicodinâmica e clínica do trabalho
  5. GT66 – Psicossociologia do Trabalho
  6. GT77 – Trabalho e processos organizativos na contaporaneidade
  7. GT78 - Trabalho e saúde

REFLEXÃO A SER DESENVOLVIDA NA QUINTA, 15/08
  • "Em gestão de pessoas não foi desenvolvido um quadro teórico geral de referências equivalente àquele já consolidado para CO" (Borges-Andrade & Pagotto, p. 47). Como essa observação repercute no trabalho do profissional da área de Psicologia do Trabalho?

Playlist 4. 15/08. O profissional de psicologia e o trabalho no Brasil.

Aviso. Hoje vamos retomar a aula de terça e discutir o tema desta leitura aqui indicada. Os dois capítulos se integram, porque fazem parte do mesmo livro e tem discussões afins. Na aula anterior o foco era a pesquisa. Nesta, a intervenção não acadêmica. Vamos juntá-las e conduzirmos uma discussão convergente. 

Neste capítulo o foco será sobre a história do profissional de psicologia e sua intervenção relacionado ao trabalho e ao trabalhador, agora de forma mais detalhada. Nosso interesse se fará sobre a atualidade, numa proposta para pensar o trabalho da psicologia neste campo da POT.

Leitura recomendada
Zanelli, J.C., Bastos, A.V.B & Rodrigues, A.C. de A. (2014). Campo profissional do psicólogo em organizações e no trabalho (capitulo 15). Em: J.C. Zanelli e cols (Orgs). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed.

Videos 
1. Desafio Profissão - Psicologia: Psicólogo Organizacional e do Trabalho, pela TVPUC.

Atividade em grupo:

Dentre os objetivos identificados ao início do capítulo 15, vamos selecionar dois para que seu grupo apresente e discuta em sala de aula.

Playlist 5. 20/08. Gestão de Pessoas, Expatriação & Repatriação

Um desafio à Gestão de Pessoas está no gerenciamento cada vez mais frequente de expatriados/das e suas famílias, e de um ambiente organizacional cada vez mais multicultural. Nesta aula conheceremos histórias de trabalhadores vivem ou viveram o desafio da experiência estar fora de sua pátria! Em breve vamos conhecer também o trabalho de Naiara Machado, Gestora de Recursos Humanos da Tis Tech Angola.

Leituras recomendadas


Leitura Complementar
Veja Também
Matérias 
Videos relacionados

Atividade (para refletir em sala)

1. O que poderíamos dizer, em relação à leitura recomendada (
Irigaray & Vergara, 2010) sobre:

  • "os estereótipos prevalecem sobre as características individuais" (p.53)
  • "brasileiros assimilaram os paradigmas colonialistas eurocêntricos" (p. 55)
  • "é possível diagnosticar que a sociedade brasileira sofre da Síndrome de Estocolmo" (p. 58)
2. Da pesquisa à intervenção em GP: como as reflexões acima podem ser articuladas à práticas de gestão? Que outras reflexões você considera importantes?




Playlist 6. 22/08 - Saúde e processos de GP: Resiliência & Coping

Hoje faremos uma discussão sobre temas que já vem sendo tratados especialmente pelos profissionais de saúde, mas que precisa ser considerado pelo profissional que atua na Gestão de Pessoas. Vivemos experiências como trabalhadores e trabalhadoras que exigem o lidar contínuo com prazos exíguos, metas difíceis de serem atingidas, o trabalho constantemente atualizado por tecnologias de comunicação, como mídias digitais (emails, FB, celular). Cabe aos trabalhadores/as desenvolver estratégias para manter-se no mercado, no emprego, e com saúde? Como isso pode ser feito e por quem? Como os conceitos de resiliência e coping se relacionam a esta realidade?

Leitura Recomendada
Leitura Complementar

Reportagens
  • Empresas investem no bem-estar para ganhar produtividade, diz estudo. Época Negócios, Outubro de 2018. 
  • Autoridade admitem suicídio de funcionário por excesso de trabalho. Diário de Notícias, Outubro de 2017.
Para reflexão em grupo

Em relação ao artigo de Barlach, Limong-França & Malvezzi (2008):
  • O artigo traz uma discussão sobre saúde e atrela esta reflexão ao pensar resilência. A respeito se menciona: "A afinidade entre a teoria de Dejours (1986) e os escritos sobre resiliência pode ser resumida em quatro pontos: a) saúde não é ausência de patologia; b) resiliência tampouco é representada por oposição ou pela ausência de patologias (Masten, 2001); c) o sofrimento pode ser patogênico ou criativo (Dejours & Abdoucheli, 1994); d) diante da situação de risco à saúde psíquica, pode haver vitimização/patologia ou resiliência" (p.104). Como este tipo de reflexão nos ajuda a pensar organização, trabalho e trabalhadores/as.
  • Sobre o conceito de resiliência: "O recorte teórico adotado neste estudo pressupõe que resiliência pode ser definida como a construção de soluções criativas diante das adversidades presentes nas condições de trabalho e dos negócios da sociedade atual, da qual resulta um duplo efeito: a resposta ao problema em questão e a renovação das competências e do élan vital dos indivíduos. A resiliência envolve não somente o controle sobre a situação, mas um determinado reforço para que o individuo siga lutando por novos resultados pessoais e pelos perseguidos por seu grupo de trabalho" (p. 106). Como este conceito nos ajuda a pensar a prática em G.P.?
  • No que a reflexão feita no artigo com os executivos pode nos ajudar? Escolha uma das reportagens do blog para refletir também sobre resiliência e coping.