segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Playlist 5. 20/08. Gestão de Pessoas, Expatriação & Repatriação

Um desafio à Gestão de Pessoas está no gerenciamento cada vez mais frequente de expatriados/das e suas famílias, e de um ambiente organizacional cada vez mais multicultural. Nesta aula conheceremos histórias de trabalhadores vivem ou viveram o desafio da experiência estar fora de sua pátria! Em breve vamos conhecer também o trabalho de Naiara Machado, Gestora de Recursos Humanos da Tis Tech Angola.

Leituras recomendadas


Leitura Complementar
Veja Também
Matérias 
Videos relacionados

Atividade (para refletir em sala)

1. O que poderíamos dizer, em relação à leitura recomendada (
Irigaray & Vergara, 2010) sobre:

  • "os estereótipos prevalecem sobre as características individuais" (p.53)
  • "brasileiros assimilaram os paradigmas colonialistas eurocêntricos" (p. 55)
  • "é possível diagnosticar que a sociedade brasileira sofre da Síndrome de Estocolmo" (p. 58)
2. Da pesquisa à intervenção em GP: como as reflexões acima podem ser articuladas à práticas de gestão? Que outras reflexões você considera importantes?




Um comentário:

  1. A globalização, definida por Santos, citado por Ribeiro e Poeschl (2013), como um fenômeno multifacetado que abrange as dimensões econômicas, sociais, políticas e culturais interligadas de modo complexo, trouxe implicações em todas as esferas da vida. Restringindo-me à vida humana, em especial no âmbito organizacional, são perceptíveis as mudanças trazidas por essa internacionalização da economia. Uma dessas mudanças é a crescente "troca" de funcionários entre sedes de uma empresa. A expatriação, isto é, a ação de transferir um profissional e seu núcleo familiar para outra subsidiária da empresa, localizada em outro país, tem acontecido com mais intensidade no Brasil devido ao lugar que agora ocupamos no cenário mundial. Nossos profissionais, diante da competição existente para trabalhar no exterior, vêm se capacitando e sendo capacitados pelas empresas em que trabalham para estarem aptos e preparados para encarar não só a acirrada competição, mas também para a possível futura realidade de estar imerso em uma cultura diferente.
    A Gestão de Pessoas se insere nesse processo com o objetivo de treinar e desenvolver habilidades requeridas pelo mercado mundial, por exemplo, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade. Do mesmo modo, compete à Gestão de Pessoas a seleção de profissionais qualificados que se enquadram no "perfil mundial". Além disso, os profissionais de Gestão de Pessoas podem participar do programa de expatriação oferecido pela organização no sentido de preparar o colaborador e sua família, planejar a transferência, dialogar com o "expatriante" sobre a adaptação cultural, a remuneração e os benefícios a serem recebidos. Concluo com uma citação clara e objetiva a respeito do link existente entre os expatriados e a Gestão de Pessoas. "Os expatriados, nesse sentido, representam um novo objeto de trabalho e investigação para a área de gestão de pessoas, uma vez que o contato intercultural revela novas necessidades de adaptação" (GALLON, GARAY, BITENCOURT, 2012).

    Link dos textos-apoio:
    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR1609.pdf
    http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_GPR880.pdf
    http://www.uninove.br/PDFs/Publicacoes/dialogia/dialogia_v6/dialogia_v6_4i39.pdf
    http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/noticias/processo-de-expatriacao-como-funciona
    file:///D:/CLARA/Downloads/6927-24667-1-PB.pdf

    ResponderExcluir