segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Playlist 1. 06/08/2019. Apresentação: Psicologia, Trabalho e Gestão de Pessoas



Bem-vindos e bem-vindas a nossa caminhada em 2019.2!

Olá pessoal. Este espaço é dedicado ao componente Psicologia e Gestão de Pessoas do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil. Foi criado para que nossas discussões tenham visibilidade e continuidade, além de facilitar nossas comunicações coletivas. Aqui vocês encontrarão indicações de leituras científicas, mídias em geral, vídeos, links de filmes, entrevistas que possam dar uma noção do que constitui o universo da Gestão de Pessoas no olhar da Psicologia. Nossas discussões estão apresentadas neste blog e no plano de ensino.

Alguns temas constituem o quotidiano das organizações. Processos de Gestão de Pessoas precisam ser desenvolvidos para dar conta destas variadas experiências que fazem parte do universo de trabalhadoras e trabalhadores. Falaremos também sobre Comportamento Organizacional, um importante campo em POT e sobre o qual são pensadas as estratégias de GP. Vejamos algumas das temáticas que serão discutidas na disciplina. 

>> Agenda 2030. 1Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS). Veja também a Agenda através do Instituto Camões. No Brasil veja Plataforma Agenda 2030. Em Pernambuco foi criado, ainda na gestão de Eduardo Campos, o Pernambuco 2035. Mas recentemente, o Governador Paulo Câmara iniciou debate com a população no projeto Todos por Pernambuco

>> Mulheres & Trabalho. "Mulheres ganham menos que os homens em todas as profissões na Europa. As mulheres têm salários inferiores aos dos homens em todas as profissões, em todos os países da Europa, desigualdade que se prolonga pela vida fora, com saídas precoces do mercado de trabalho, pensões baixas e maior risco de pobreza (...)". Veja também: "Participação feminina na gestão de empresas em Portugal". 

>> Gestão & Diversidade. Jovens LGBTQ+ no mercado de trabalho. Veja também: Carta Portuguesa para a Diversidade. "A Carta para a Diversidade, iniciativa da Comissão Europeia, é um dos instrumentos voluntários criados com o objetivo de encorajar os empregadores a implementar e desenvolver políticas e práticas internas de promoção da diversidade".


>> Mobbing no Ambiente de Trabalho. "(...) mobbing é uma espécie de bullying, que acontece no  local de trabalho, de acordo com estudo publicado no Psychotherapy and Psychosomatics, lançado em 2009".

>> Racismo nas Organizações. Vejamos a reportagem "'Não vou falar com preto': executivo negro relata racismo no mundo corporativo brasileiro", BBC News Brasil, agosto de 2017.

>> Saúde & processos organizacionais. "Entregador do Rappi passa mal, é ignorado por empresa, Uber e Samu e morre em SP", Folha de São Paulo, Julho de 2019. 

>> Talentos Inovadores. Center for Talent Innovation"The mission of the Center for Talent Innovation is to drive ground-breaking research that leverages talent across the divides of gender, generation, geography, and culture; and to create a community united by an understanding that full utilization of the global talent pool is at the heart of competitive success".

Atenção: 

É importante que acesse os conteúdos antes da aula e não dependa exclusivamente da rede da universidade. Alguns arquivos são mais pesados, como os vídeos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário